terça-feira, 27 de novembro de 2012


Trabalhador rural sofre tentativa de assassinato por pistoleiro na fazenda Cruzeiro Novo, em Conceição do Araguaia-PA.
No dia 09 de novembro deste ano, um pistoleiro da fazenda Cruzeiro Novo, no município de Conceição do Araguaia tentou matar a tiros, o trabalhador rural, de nome Valteir que está acampado com outras 45 famílias no interior da mencionada fazenda. 

O trabalhador Valteir foi baleado quando passava em frente à sede da fazenda, por um pistoleiro que desferiu dois tiros com o intuito de matá-lo, sendo que apenas um tiro o atingiu no abdômen, perfurando o seu fígado. 

Ele foi levado às pressas para a cidade de Conceição do Araguaia com a ajuda de dois homens que tiveram que segurá-lo em uma moto. Como a situação era grave, ele teve que ser transferido imediatamente para o Hospital Regional de Redenção, onde após passar por diversos procedimentos médicos, passa bem. 

Estão acampadas nessa fazenda há mais de 02 anos, 45 famílias que pleiteiam a desapropriação da área, pelo INCRA, nos moldes da Constituição Federal, para que seja criado um Projeto de Assentamento para elas. 
Devido à intransigência do fazendeiro em negociar a área, existe tramitando uma ação com ordem judicial para retirada dos ocupantes. Mesmo assim, a fazenda continua utilizando pistoleiros colocando em risco a vida das famílias. 

A fazenda é de propriedade de um Deputado Estadual do Espírito Santo, de nome Nilton Gomes Oliveira, conhecido como “Nilton Baiano”.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que ocorrem atentados no interior da fazenda praticado por pistoleiros. 

No início do ano, outro acampado teve seu barraco alvejado por diversos tiros, e várias famílias vivem constantemente sob ameaças de pessoas ligadas à fazenda. Além disso, as famílias, em pleno natal de 2010, foram ilegalmente expulsas da fazenda por um bando armado e encapuzado sob muita violência e terror, fato este que nunca foi apurado e esclarecido. 

Diante da gravidade da situação, exige-se:
1- A rápida apuração do crime de tentativa de homicídio praticado por funcionário da fazenda;
2- Que a Polícia Especializada em Conflitos Agrários – DECA realize diligencias na sede da fazenda para identificar pessoas ilegalmente armadas a fim de evitar novos atentados; JUSTIÇA!!! 
Xinguara/Conceição do Araguaia, 12 de novembro de 2012 
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Araguaia - STTR 
Comissão Pastoral da Terra – CPT Xinguara. (Jornal a Noticia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário