terça-feira, 27 de novembro de 2012


Conceição do Araguaia: Ocupantes são retirados de área de preservação
O Grupo Tático da Polícia Militar, Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (Peloma), Ministério Público e IBAMA realizaram uma operação de desocupação numa propriedade particular localizada na porção sul do perímetro urbano de Conceição do Araguaia, as margens do rio Araguaia, local conhecido “Campo da Asmuca”. A área corresponde acerca de quatro hectares e esteve ocupada durante aproximadamente de um mês. 

A retirada dos ocupantes do território é decorrente de um mandado de desocupação emitido pela juíza de Direito Danielly Modesto de Lima Abreu, titular da 1ª Vara. A magistrada emitiu parecer favorável ao proprietário do imóvel e estipulou 15 dias para que os invasores desocupassem a área, como o prazo não foi cumprido, a juíza designou os agentes da lei para que retirassem os ocupantes daquela área. 

O imóvel é uma área de preservação permanente e estava sendo ocupado indevidamente por cerca de 60 famílias que montaram acampamentos no terreno e supostamente pretendiam lotear aquela área. Outro agravante é que os ocupantes estavam desmatando áreas verdes às margens do rio Araguaia e realizando queimadas no local, caracterizando crimes contra o meio ambiente. 

O terreno tem ainda algumas áreas pantaneiras e vários barracos foram montados próximos à margem do rio Araguaia, representado risco seus moradores durante o período das enchentes do rio, que se aproxima. Com a chegada dos policiais e representantes dos órgãos ambientais e do Poder Judiciário, os ocupantes deixaram o local de imediato e sem oferecer resistência. (Delmiro Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário