quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Juiz Elder dá entrada em pedido de investigação

ELDER LISBOA DISSE QUE É PRECISO QUE O ADVOGADO APAREÇA PARA CONFIRMAR OU DESMENTIR A CONVERSA COM MÁRIO COUTO

Mário Couto

O juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública da capital, tomou ontem várias providências para que seja investigado o envolvimento do nome dele em uma gravação feita pelo senador Mário Couto (PSDB) durante conversa com o advogado Paulo Hermógenes, sobre pagamento de R$ 400 mil para que o senador e uma filha dele, a deputada estadual Cilene Couto, fossem excluídos do processo que apura diversos crimes contra os cofres públicos praticados na Assembleia Legislativa do Pará (AL).

Pela manhã, o magistrado esteve no Ministério Público, protocolando um pedido de apuração rigorosa do caso. Isso inclui a quebra de seus sigilos bancário, telefônico e fiscal. O pedido também foi encaminhado à Corregedoria de Justiça da Região Metropolitana de Belém, presidência do Tribunal de Justiça e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Pela enésima vez, eu não conheço esse cidadão, nunca o vi mais gordo e não é do meu círculo de amizade. Já estou entregando o meu sigilo telefônico para saber se há ligações minhas para ele e dele para mim, do meu gabinete ou dos servidores da secretaria”, afirmou o juiz, em entrevista ao DIÁRIO.

Ele demonstrava estar indignado com a citação de seu nome na gravação, acrescentando que já determinou uma busca de processos que tramitaram por suas mãos na 1ª Vara, mas a única coisa descoberta foi a de que Paulo Hermógenes teve um processo que por lá tramitou em 2005, quando Elder Lisboa sequer ainda atuava.

Advogados, juízes e servidores da Justiça, além de estudantes de Direito, estiveram ontem no gabinete do juiz para prestar solidariedade e demonstrar confiança em seu trabalho, que tem contrariado poderosos interesses políticos e econômicos no Estado.

Ainda no domingo, após a publicação da matéria em um jornal da cidade, ele foi desagravado em nota emitida pela Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa). Para o juiz, o personagem principal dessa história é a pessoa citada pelo senador Mário Couto, o advogado Paulo Hermógenes.

ADVOGADO
Elder Lisboa disse que é preciso que o advogado apareça e venha a público confirmar ou desmentir a conversa com o senador. “Quero que ele confirme se eu o mandei lá com o senador e aí terei de me defender de uma outra questão.

Agora, vamos supor se esse Paulo Hermógenes disser ‘não, eu não conheço o juiz, realmente eu blefei’, como é que vai ficar uma situação dessas? Ou seja, estão dando crédito para um insano desses, que seria um possível emissário. Que doidice é essa?”, desabafa o magistrado.

Outra questão, que o juiz considera importante: nenhuma decisão por ele tomada até agora no caso das irregularidades na AL foi favorável a Mário Couto. Ao contrário, todas as decisões foram pelo bloqueio de bens e contas bancárias, não apenas do senador, mas de todos os envolvidos, acompanhando pedidos formulados pelo Ministério Público.

Por conta disso, prossegue o juiz, “como é que uma pessoa que quer o dinheiro de outra deixa essa pessoa sem poder retirar sequer R$ 10 em um caixa eletrônico em razão de ter decretado o bloqueio bancário dela?”

Foto e Fonte: (Diário do Pará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário