quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Números de câncer continuam subindo no Pará

MÉDICOS ALERTAM PARA NECESSIDADE DA REALIZAÇÃO DE EXAMES PREVENTIVOS

Câncer
Dados recentes do Hospital Ofir Loyola, referência no tratamento de câncer no Pará, o câncer no colo do útero ainda é frequente entre as mulheres. Já os homens sofrem com o câncer de próstata. Em 2008, o HOL atendeu 557 mulheres e 358 homens.

O mais preocupante é que os pacientes só descobrem a doença em estágio avançado. 

A Rede Paraense de Controle ao Câncer é coordenada pelo HOL e desenvolve ações educativas que levem a população a adotar hábitos de vida saudáveis. De acordo com o oncologista do HOL, Antônio Pinho, a prevenção do câncer no Pará pode ser considerada um grave problema.

 ‘Muitas pacientes aqui no consultório já no estágio três ou no estágio quatro da doença e, nesses casos, já não se pode falar em cura, mas em paliativos para a doença’, disse ele, dando como exemplo os casos de câncer de colo de útero, que pode ser diagnosticado com exame no consultório. ‘Com o exame simples você pode detectar uma lesão que ainda nem é câncer. Se você tratar logo não vai virar câncer’, esclareceu.

Além dos exames, o oncologista destacou que hábitos saudáveis também podem afastar os riscos de câncer. Uma alimentação equilibrada com pouco consumo de gorduras e açúcares aliada à prática regular de exercícios físicos pode reduzir os riscos.

‘O câncer de mama, por exemplo, é um câncer mais comum em pessoas acima do peso, porque a gordura com o tempo vira hormônio feminino’, disse ele, lembrando que apenas cerca de 10% dos tipos de câncer são determinados por hereditariedade. 

Foto e Fonte: Jornal Amazônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário