quarta-feira, 18 de julho de 2012


Professores ralam no período das férias escolares


Enquanto para a maioria dos professores que atuam na área da educação, o período das férias escolares é época de descanso, lazer e curtição, para uma minoria, o mês de julho é tempo de deixar de ser professor, para tornar-senovamente aluno e ralar no banco da universidade. 


 

Isso acontece com os mais de 400 alunos que participam do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, oferecido pelo Governo Federal através da Plataforma Freire, em parceria com as secretarias municipais de educação.
O programa é voltado para aqueles professores que já atuam na área daeducação mas que possuem apenas o magistério, ou que possuem uma graduação mas estão atuando dentro da sala em outras disciplinas.
         As aulas acontecem somente nos períodos das férias escolares nos mesesde julho, janeiro e fevereiro. 

 


Em Redenção, as aulas acontecem a Escola Carlos Ribeiro, que funciona como um Polo de Educação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA , Campus de Conceição do Araguaia.
Os cursos oferecidos são: Geografia, Matemática, Pedagogia, Letras, Informática e Educação do Campo, somente professores que atuam a educação básicada rede pública pode participar do programa.
A acadêmica do curso de pedagogia Ana Paula de Oliveira, não pensou duas vezes quando apareceu a oportunidade de estudar em uma instituição federalmesmo sendo no período das férias. ‘’Eu ainda não tenho uma formação acadêmica, vi na Plataforma Freire, essa oportunidade de ouro, não pensei duas vezes, fiz milha inscrição, fui selecionada e hoje estou próximo de terminar minha faculdade, depois de formada vou aproveitar e curtir as férias, é um sacrifício que vale a pena,’’ disse a acadêmica que termina o curso no mês de janeiro de 2013. Os mais de 400 alunos, que estudam no períodointervalar são de diferentes municípios da região do sul do Pará, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte, Pau D’arco e Redenção.     Alguns dos acadêmicos fazem do prédio da Escola Carlos Ribeiro,o local de moradia durante o tempo em que as aulas acontecem. Em Redenção o programa é desenvolvido com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário