sexta-feira, 20 de julho de 2012


Pedido afastamento de servidor do INSS do sul e sudeste do Pará

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal o afastamento de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no município de Marabá. Ele é acusado de integrar, juntamente com presidentes de sindicatos de trabalhadores rurais, uma quadrilha que fraudava a Previdência Social para conceder benefícios ilegais. O grupo atuava no sul e sudeste paraenses.

Além do servidor José de Albuquerque Andrade Lima, do INSS, foram acusados representantes sindicais de São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Itupiranga, Brejo Grande do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins e Piçarra. Caso condenados por improbidade, podem perder os bens ou valores obtidos ilegalmente e terão que ressarcir os cofres públicos. 

Se tiverem cargos públicos podem perdê-los, e estão sujeitos à suspensão de seus direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público. Se a Justiça também considerá-los culpados pelos crimes de falsificação, estelionato e formação de quadrilha, as penas podem chegar a cinco anos de reclusão e multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário