segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Redenção: Matadouros podem ser fechados novamente

Redenção: Matadouros podem ser fechados novamente

Os matadouros de Redenção podem ser fechados nos próximos dias como aconteceu no início do segundo semestre de 2013. À época, em uma ação conjunta do Ministério Público Estadual (MPE) e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) foram lacrados 12 abatedouros de gado do município, acusados de estarem funcionando irregularmente.

Os matadouros foram obrigados a suspender o fornecimento de carne bovina na cidade e o produto chegou a faltar em alguns açougues de Redenção, causando prejuízos aos comerciantes e insatisfação aos consumidores.
Segundo o veterinário Paulo Henrique, da Unidade Local de Sanidade Agropecuária, na época do fechamento dos matadouros, os donos destes estabelecimentos se comprometeram que num prazo de 120 dias estariam com a situação regularizada, assinando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com os órgãos competentes do setor, mas até agora não procuraram nem o MPE e nem a Adepará. Em Redenção apenas um matadouro que agora se tornou frigorífico estadual e possui o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), funciona legalmente.
Ainda segundo Henrique, uma lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) já foi votada e aprovada pela Câmara de Vereadores, mas até agora o órgão não foi criado pelo município. O SIM é que faz a fiscalização de produtos derivados de origem animal.
Conforme o veterinário da Adepará, a Vigilância Sanitária Municipal é que está responsável pela fiscalização dos matadouros em Redenção.

Paulo Henrique afirmou também que em breve se reunirá com o Promotor de Justiça Ítalo Costa para tratar do assunto. (Nosso Jornal - João Lopes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário