quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vereador de santa maria das barreiras prepara dossiê contra a Cosanpa

O vereador Romar Pantoja (PT), de Santa Maria das Barreiras, durante o seu discurso na tribuna da Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (19/02), disse que grande parte da população que reside na sede do município está enfrentando sérios problemas de saúde, na sua maioria renal, por causa da má qualidade da água potável que é distribuída pela Cosanpa.




Segundo Romar, há mais de 20 anos que a caixa d’água responsável pelo abastecimento das residências de Santa Maria das Barreiras não recebe uma limpeza ou qualquer tipo de manutenção. A imensa caixa é o retrato do abandono e do descaso por parte da empresa que é de responsabilidade do governo do Estado que só arrecada, mas não faz qualquer investimento para a melhoria do fornecimento e qualidade do líquido precioso que é distribuído nos lares das famílias. 
Sem manutenção, a caixa receptora não possui pintura, a porta que permite o acesso à escada da caixa não funciona e qualquer pessoa pode ter acesso à escada e fazer qualquer maldade, caso seja uma pessoa de índole má. A caixa não possui tampa o que pode causar contaminação da água. Dentro da área que dá acesso à caixa está em ruinas com infiltração e mofo em toda estrutura e paredes. O mato toma conta do local onde funcionam os poços artesianos que abastassem a cidade.  
Ainda segundo o vereador, o único tratamento é feito a base de cloro que às vezes é colocado em demasia o que deixa a água com um gosto horrível e sem condições de ser ingerida. Alguns canos condutores para a caixa d’agua são de ferro e produzem um gosto de ferrugem na água.
Impureza: A moradora Cleide de Oliveira, 47 anos, confirmou a denúncia do vereador. Ela disse que mesmo sendo coada a água possui uma cor amarelada e gosto ruim, mas é obrigada a ingeri-la por não ter dinheiro para comprar água mineral. “Não tem outro jeito, nós coamos várias vezes a água para poder colocar na geladeira e beber, mas no fundo da garrafa podemos ver a sinais de lama e impureza dessa água que é servida pela Cosanpa, que cobra todos os meses e se alguém não pagar ela corta o fornecimento”, reclama a dona de casa.  Ainda de acordo com a moradora ela sabe de várias pessoas que sofrem de problema renal e que é resultado do uso da água de má qualidade oferecida pela Cosanpa.


A reportagem conversou com a diretora do escritório da Cosanpa, em Santa Maria das Barreiras, Júlia Fontinelle, que disse que reconhece que há uma falta de investimento por parte da empresa e que ela já encaminhou vários ofícios a direção da Cosanpa, de Belém, falando da precariedade do serviço e da necessidade de ampliação, mas que nunca foi atendida na sua solicitação. Ela também reconheceu que o único tratamento e feito à base de cloro e que também há anos que a caixa d’água não recebe uma limpeza e qualquer outro tipo de investimento. “Eu encaminhei vários ofícios a Belém explicando a necessidade de investimentos, mas nunca obtive uma resposta positiva de que alguma coisa será feita para melhorar o nosso fornecimento”, disse Fontinelle.

O vereador Romar Pantoja, disse que vai preparar um dossiê sobre o descaso da Cosanpa em Santa Maria das Barreiras que será apresentado para deputados na Assembleia Legislativa do Estado, solicitando providências.(dinho santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário