Indio Tecre foi liberado pela justiça e vai ficar na aldeia até sair sentença
O índio Tekryti Kayapó, que há nove dias estava preso no ´Presidio de Redenção acusado de participar de uma quadrilha de assaltantes de bancos e carro e forte na região foi liberado na manhã desta quinta-feira (13). O índio teve a sua liberdade de volta depois que a justiça de Xinguara atendeu o pedido de relaxamento da prisão solicitada pelos advogados Kallil Jorge e Fabio Assunção.
Logo após a liberação o índio foi levado em um veiculo da FUNAI para a aldeia Gorotire no município de Cumaru do Norte onde o mesmo ficará até o julgamento. O índio não poderá deixar a aldeia a não ser quando for solicitado pelo juiz.
De acordo com o advogado Kallil Jorge, o indígena ficará em regime de prisão domiciliar aguardando a sentença da justiça dos crimes que ele é acusado pela polícia.
A soltura do índio foi comemorada pela dezenas de índios que há mais de 05 dias estavam fazendo vigília em frente ao portão principal do Presídio de Redenção querendo a liberação o índio. Com facões, caras pintadas, e armas de guerras os indígenas na sua maioria guerreiras comemoraram a saída de Tecré, cantando, orando e dançando o ritual da cultura Kaiapó. Magro e bastante abatido, o índio foi abraçado pelos irmãos kaiapós rumou para a Aldeia Gorotire. Um dos caciques que participava da manifestação indígena disse que o índio ficara na aldeia junto com os seus irmãos plantando e colhendo. ‘’Ele agora vai voltar para aldeia, onde é o lugar dele, não vai mais ficar na cidade querendo viver igual homem branco, ele vai pescar e plantar junto com o seu povo na aldeia’’, disse o cacique.
You might also like:
Nenhum comentário:
Postar um comentário