sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Paulo Rocha pode assumir vaga de Jader no Senado
Ao ser absolvido do crime de lavagem de dinheiro, o ex-deputado federalPaulo Rocha (PT-PA), que foi acusado de receber R$ 820 mil no esquema do mensalão, se torna postulante direto da segunda vaga de representante paraense no Senado Federal. De acordo com o advogado do ex-deputado, Márcio Silva, o petista é diretamente beneficiado com a cadeira no Senado, caso Jader Barbalho(PMDB-PA) perca ao seu mandato.

O peemedebista é investigado pelo Ministério Público do Estado (MPE-PA) por supostas irregularidades na compra do Sistema Tapajós de Comunicação, de Santarém, no valor de R$20 milhões, por meio de um contrato que ficou engavetado por dez anos, sem que o mesmo fosse registrado na Junta Comercial do Estado.

Apenas após a morte do seu sócio, Joaquim da Costa Pereira, quando foi aberto o inventário, para não perder o seu patrimônio, em 2011, Barbalho fez o registro na Junta Comercial do Pará e juntou o documento ao processo. De acordo com a denúncia, esse valor também não foi registrado na Receita Federal e nem foi encontrado nas suas declarações de bens nas eleições que concorreu ao Senado em 2010.

“Paulo Rocha foi o imediatamente posterior em termos de sufrágio, ou seja, ficou em terceiro lugar na disputa para o Senado”. Então, se o Ministério Público ou quem quer que seja, ingressar com um recurso contra a expedição do diploma do senador Jader, e se esse recurso for julgado procedente e o mandato cassado, aí Paulo poderá assumir.

Isso porque se poderia impugnar a chapa inteira, ou seja, cairia o Jader e o seu suplente. Nessa hipótese, o terceiro colocado deve assumir", explica o advogado, ressaltando que o seu cliente não deverá ser beneficiado caso Jader seja condenado pelos processos não eleitorais, como nos casos do Banpará e Sudam, que estão na fila do Supremo Tribunal Federal (STF) para serem julgados. (ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário