quinta-feira, 28 de junho de 2012


Xinguara; mais um caso de suposta negligência na saúde pública do município

A Saúde Pública Municipal de Xinguara, ao contrario do que dizem o Prefeito petistaJOSÉ DAVI PASSOS e a Secretaria Municipal de Saúde ROSINETE BERNADO PASSOS, que dizem que a saúde do Município é uma maravilha, só que existe mais problema do que se imagina.

O que vamos relatar nesta matéria é no mínimo revoltante, a falta de respeito com o povo mais carente que procura aquela Unidade Hospitalar (Hospital Municipal).

No dia 12 de junho às 16hs o trabalhador Rural, DUARTE CAITANO DE ABREU de 28anos, morador do Distrito Rio Vermelho a cerca de 80 km de Xinguara, Distrito localizado as margens da BR 155, pegou sua mulher, LEILIANE SILVA SANTOS de 24anos no nono mês de gestação e foram até o Hospital Municipal de Xinguara pra ser feito o parto.

Já no Hospital LEILIANE foi para a sala de parto, no momento que estava sentindo dor de parto, a Dra. Que estava de plantão foi informada que a paciente estava entrando em trabalho de parto e que ela deveria ir até o local fazer os procedimentos legais.

O que a família ouviu foi que a Dra. Mandou que dois enfermeiros fossem fazer os trabalhos de parto, quando os enfermeiros chegaram começar a realizar o parto, segundo Sr. DUARTE um dos enfermeiros ficou em cima da barriga da paciente e o outro começou a puxar a criança pela cabeça.

O final dessa história é estarrecedora, durante o parto o enfermeiro que puxou a criança pela cabeça, fraturou a perna, quebrou o braço e afundou (fraturou) o crânio da criança, sendo transferida de imediato junto com a mãe, para o Hospital Regional de redenção, vindo há falecer dois dias depois no dia 14.

No Hospital regional de redenção o médico que atendeu a mãe afirmou que ela não podia de hipótese alguma ter um parto normal.

A falta de responsabilidade da Dra. Que estava no plantão começou ai, o certo seria o que, fazer os procedimentos legais para saber se essa mãe poderia ou não ter esse filho normal, e não mandar dois enfermeiros sem experiência alguma nesse tipo de trabalho fazer o que fizeram.

O que assusta é fato de toda essa irresponsabilidade e a tragédia que causaram parecer normal para os responsáveis pela saúde do município, nem uma assistência deu a família, a mãe, Sra. LEILIANE teve que sair pra outra cidade fazer tratamento. 

Segundo Sr. DUARTE ninguém do Hospital procuram a família pra dar ajudar, pra que serve a Assistência Social da cidade, que não amparou essa família!

A forma como essa família foi tratada, é um caso que não pode ficar impune, essas pessoas destruíram uma família, alguma coisa tem que ser feito, para que amanha não aconteça com outras pessoas. (Texto Luiz Pereira)

Um comentário:

  1. BANDO DE INCOMPETENTES E AINDA ESSE DAVI QUER SE ENVOLVER NO NOSSO MUNICIPIO SAI PRA LÁ 13 DE RUIM BASTA EM XINGUARA

    ResponderExcluir