domingo, 13 de maio de 2012

Estamos juntos nesta


Carajás e Tapajós livres...
O PLIP toma força, diversas lideranças e partidos estão aderindo ao PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR – PILP, que irá separar as regiões diretamente no Congresso Nacional, sem plebiscito, em Marabá o PT saiu na frente e mandou fazer outdoor para divulgar a iniciativa!
Analisando a questão separatista no Pará de uma forma bem simplista, podemos dizer que o fato se deu por incompetência dos governantes de Belém! Senão vejamos: O Pará um dos Estados mais antigos da Federação, sempre foi governado por políticos Belenenses. Em toda sua trajetória, Belém sempre esteve com sua visão voltada de forma míope para a Bahia de Guajará, sem observar ou contribuir para o desenvolvimento integrado de seu espaço geográfico. As ações de Governo embora poucas, foram sempre voltadas para a Capital, deixando de lado os demais rincões. Ao longo dos séculos algumas vilas se tornaram cidades e o desenvolvimento humano aconteceu de forma espontânea, uma vez que o governo nada fez para atrair desenvolvimento. Nem ao menos prestou contribuição às iniciativas que houve. Exemplo é a região do Tapajós, que desenvolveu uma cidade enorme como Santarém, sem a presença do Executivo do Estado. O Tapajós cansado de ser explorado sem nada receber em troca, iniciou o processo separatista, há mais de um século! Os tempos passaram e o Governo Militar, rasgou a selva com a Transamazônica, chamou a população a desbravar a área e Belém, se acomodou, nada fez. A Ditadura Militar acabou, mas deixou um monte de gente vinda de diversas regiões em solo paraense. Mas Belém ao invés de aculturá-los paraenses. O que seria correto! Nada fez a não ser de quatro em quatro anos acurralar os votos e depois esquecer. O tempo passou e a região sul e sudeste se desenvolveu sem a contribuição do Estado. A revolta da população cresceu na mesma intensidade e juntando forças com o Tapajós, internamente, deram uma lavada de 92% no plebiscito, sobre o Não, patrocinado por Belém.
Marajó que desde 2002 já contava com um projeto separatista no Congresso Nacional, embora sua apresentação tenha partido de um deputado Amapaense, agora se expressa pretendente de separação do Estado mãe. O fato se dá pela mesma razão dos separatistas iniciais, a falta de atenção e investimento por parte de Belém! Nada vai adiantar os cidadãos belenenses hostilizarem os povos separatistas. A culpa não é de quem veio de fora, a culpa é de Paraenses que não souberam dar valor, aos novos e valorosos parceiros que para cá vieram. Pior do que isso não valorizou sequer sua própria gente! Afinal Tapajós e Marajó, são essencialmente formados por paraenses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário