quinta-feira, 11 de junho de 2015

Santa Maria das Barreiras/ Tradição tem garantido colheita e fartura na mesa


Procurando manter firme uma tradição familiar que vem passando de geração a geração e mostrando aos agricultores a importância de produzir e tirar o sustento da terra, o secretário de Agricultura de Santa Maria das Barreiras, Antônio Castro, o popular ‘’Toim dos Índios’’, fez mais uma colheita de arroz este ano.

O secretário municipal de Agricultura que possui uma propriedade rural na região da Agrovila mantém firme a tradição familiar que é de todos os anos, reservar um pedaço de chão para plantar arroz que serve como alimento básico e sustento da família.

Segundo “Toim dos Índios” o costume de cultivar legumes foi deixado por seu pai, Sr. Antônio, que ensinou todos os filhos a tirar da terra, o meio de sobrevivência, através da produção de grãos, frutas e legumes.

Seguindo a orientação do Sr. Antônio, já falecido, o secretário tenta dentro da função de secretário, passar para os agricultores do município, a importância da produção agrícola, incentivando o plantio de arroz, milho, mandioca e outros produtos.

De acordo com o secretário, a colheita deste ano garantiu arroz para comer até a próxima safra. A colheita, acrescenta, é feita de forma bastante artesanal, baseada nos moldes dos tempos antigos onde havia pouca tecnologia. Os que trabalham na colheita são membros da família e conhecidos que depois de bater e ensacar todo o arroz usufrui do fruto da terra.

Para o secretário a tradição mantida por ele tem garantido a fartura na mesa. “Ao longo dos anos eu tenho mantido essa tradição que aprendi com meu pai que aprendeu com o pai dele e assim sucessivamente, e com isso tem havido fartura na nossa mesa”, garante Toim.  (Dinho Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário