segunda-feira, 29 de junho de 2015

Redenção: Durante ação de alerta para prevenção contra a AIDS dois novos casos foram registrados

Dois novos casos de contaminação de AIDS e cinco de Sífilis foram registrados no município de Redenção durante os dois dias da ação de alerta para a prevenção da doença. Foram realizados 193 exames de HIV e Sífilis. “A Prefeitura de Redenção vem apoiando essa ação para alertar, principalmente aos jovens sobre os perigos eminentes dessas doenças”, citou o Prefeito Vanderlei Coimbra.

A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), juntamente com a coordenação estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Os serviços foram ofertados na quinta-feira, em frente ao Terminal Rodoviário, e nesta sexta-feira, na Av. Brasil, em frente ao Armazém Goiás.

Segundo Coracy dos Santos Lopes, coordenadora do CTA em Redenção, somente no mês de junho foram registrados 8 novos casos de HIV. “Já há casos de contaminação de adolescentes de 15 anos com o vírus da AIDS, assim com idosos. O maior número de pessoas contaminadas está na faixa etária de 15 a 28 anos”, citou Coracy dos Santos.

Hoje, cerca de 500 pessoas dos 15 municípios do sul do Pará fazem tratamento de AIDS e cerca de mil estão com o vírus.

SERVIÇO
O que é Sífilis? Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum.

A sífilis é um mal silencioso e requer cuidados. Após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente. (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário