sexta-feira, 24 de julho de 2015

Pará poderá pular de 144 municípios para 163

Pará poderá pular de 144 municípios para 163

O plenário do Senado Federal aprovou por 57 votos a favor e nove contrários o projeto de Lei Complementar de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que abre caminho para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de pelo menos mais 200 novos municípios no país.

A matéria será encaminhada para aprovação dos deputados. É a terceira vez que o Senado aprova projeto para tratar do tema. Somente no Pará, pelo menos 19 pedidos que tramitam na Assembleia Legislativa do Estado se enquadram em todas as exigências contidas no texto concluído no Senado, aumentando de 144 para 163 municípios.

Os anteriores foram vetados pela presidente Dilma Rousseff sob justificativa de que a medida causaria um desequilíbrio aos recursos estaduais. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito no fim do ano passado, aponta para a criação de 363 novos municípios se a proposta virar Lei. Segundo o autor do projeto, a matéria não incentiva a criação de municípios inviáveis financeira e economicamente.

O projeto estabelece como critério que para a criação de novos municípios a população mínima para as regiões Sul e Sudeste deverá ser de 20 mil habitantes, para o Nordeste, 12 mil e para o Norte e Centro-Oeste, 6 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário