quarta-feira, 27 de março de 2013


CONCEIÇÃO: Clima entre colonos fica tenso na ocupação do INCRA


Trabalhadores rurais acampados no Incra
Desde a semana passada colonos de 60 associações rurais do município de Conceição do Araguaia estão realizando várias manifestações de protesto, chegando inclusive a interditar a ponte sobre o córrego "Zé Borges" na entrada da cidade (no sentido do estado do Tocantins). Na segunda-feira (25) os agricultores decidiram ocupar a sede do INCRA para reivindicar o andamento do Programa Luz Para Todos e pressionar o órgão a regularizar a situação de 20 mil áreas de assentamento no município.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Antônio Siqueira, a falta de resposta às reivindicações por parte dos órgãos responsáveis está tornando o clima insustentável entre os trabalhadores rurais. Na manhã de segunda-feira eles chegaram a cogitar incendiar os veículos estacionados no pátio do INCRA.
O presidente do STR considera desrespeitosa a maneira como o executor do INCRA, Emivaldo Amâncio de Souza está tratando a classe. Siqueira diz ainda que o executor é conivente e age com má vontade em relação a vendas irregulares de propriedades que pertenciam a colonos assentados.
"Existem 20 mil propriedades rurais ocupadas irregularmente. Essas propriedades pertenciam a colonos que venderam para terceiros com a conivência do INCRA, uma vez que todas elas obtiveram do órgão o documento de seção de direto de posse. O executor do INCRA tem conhecimento dessa irregularidade", desabafa.
O clima de tensão e a falta de apoio foram confirmados por outro membro da comissão representante dos colonos, Ronaldo Pereira da Silva, presidente da Associação Jacutinga. O colono foi taxativo ao afirmar: "Se não tratarem a gente com respeito pode até haver derramamento de sangue". Ronaldo também fez críticas à ausência de representantes da classe política das esferas estadual e federal.
Outra reivindicação dos colonos diz respeito ao Projeto Luz Para Todos. O presidente da Associação do Projeto de Assentamento Centro da Mata, Gibrael Asmar, o "Gibrim" lembra que faz mais de 1 ano e meio que os colonos denunciaram ao Ministério Público Federal, eventual desvio de verbas do "Luz Para Todos" que deveria ter sido aplicada na chamada etapa 8 que abrange os Projetos de Assentamento Centro da mata, Nazaré, Ingá III, Transpará, Alacilândia e São Jacinto. Nesses locais existem 480 famílias esperando para serem beneficiadas.
Um grupo de agricultores se dirigiu à Marabá para tentar uma audiência com o executor regional do INCRA. Enquanto isso o prédio do órgão segue ocupado por tempo indeterminado.(otavio araujo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário