A empresa Equatorial Celpa deverá fazer os estudos e o projeto socioeconômico para implantação do linhão que beneficiará com energia elétrica de qualidade os municípios de Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e o distrito de Casa de Tábua.
O projeto deverá ter o acompanhamento da Empresa de Pesquisa de Energia Elétrica - EPE. Caso haja a necessidade de uma energia de 138 Kwa, a obra será desenvolvida toda pela distribuidora de energia do Pará. Se forem necessários 230 Kwa, a obra será feita pela EPE.
A decisão foi tomada na sede da EPE, durante reunião no Rio de Janeiro, que contou com a presença da deputada estadual Bernadete ten Caem, do prefeito de Santana do Araguaia, Eduardo Damachado, e de representantes técnicos da Equatorial Celpa.
Bernadete explicou que o município de Santana do Araguaia tem uma pujança econômica de grande importância para o desenvolvimento do Estado do Pará, especialmente na extrema região sul.
No município, há projetos minerais, tendo a Vale já instalada, além da agricultura familiar e da pecuária. Lá o Estado tem o maior rebanho com cerca de 700 mil cabeças de gado. No entanto, a prefeitura de Santana do Araguaia gasta milhares de reais com óleo combustível para gerar energia elétrica na sede do município, que tem cerca de 56 mil habitantes e mais de 40 anos.
'Uma população tão grande, uma história tão bonita, mas a cidade não tem energia elétrica de qualidade, mesmo levando em conta que temos a Hidrelétrica de Tucuruí', disse a parlamentar. (ORM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário