segunda-feira, 8 de abril de 2013


Morre a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher

Thatcher morreu aos 87 anos
Morreu nesta segunda-feira (8) a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, aos 87 anos. Segundo informações oficiais, Thatcher sofreu um acidente vascular cerebral.

"É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu pacificamente em seguida a um derrame nesta manhã", afirmou o porta-voz da família. A ex-premiê esteve internada diversas vezes nos últimos anos.

Thatcher foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos, entre 1979 e 1990.

Figura marcante e influente da política inglesa durante o século XX, Thatcher implantou uma gestão de austeridade em diversas áreas, como a econômica e a militar, o que lhe rendeu apelido de "Dama de Ferro".

A premiê liderou o país na Guerra das Malvinas contra a Argentina, e saiu vitoriosa em 1982, o que a impulsionou para um novo mandato em 1983.

Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.

Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário