sexta-feira, 8 de março de 2013

REDENÇÃO/ FISCALIZAÇÃO DO DMTT CAUSA TRANSTORNO AOS VANZEIROS

A manhã da última segunda-feira (04) foi marcada por polêmica e muita reclamação no embarque e desembarque de passageiros das vans no Terminal Rodoviário de Redenção. 

O impasse ocorreu entre os agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Tráfego (DMTT), motoristas e passageiros que pretendiam viajar para Conceição do Araguaia, Rio Maria, Xinguara e outros municípios da região. 

A polêmica foi gerada por causa da determinação do DMTT que proibia a trafegabilidade dos veículos que não estivessem com o alvará de autorização expedido pela prefeitura municipal e nem a vistoria do veículo. Muitos veículos que já estavam lotados de passageiros foram obrigados a cancelar a viagem e devolver o dinheiro dos passageiros. 

De acordo com o motorista João Araújo, a direção do DMTT estava cometendo uma irregularidade, pois todas as vans que fazem o transporte alternativo da região estão sujeitos à fiscalização da Agência de Regulação e Transporte Público do Pará (Arcon).  

Segundo o motorista, é a Arcon que faz a vistoria nos veículos e expede o Alvará de funcionamento. Ainda segundo o motorista, além da Arcon, todos os veículos que fazem o transporte alternativo de passageiros são vistoriados e periciados pelo DETRAN e Instituto Médico Legal de Marabá. “O que cabe ao município é cobrar a taxa de embarque, e isso nós fazemos ao repassar para a prefeitura a porcentagem de cada passagem cobrada”, João Araújo. 

O impasse terminou por volta das 11 horas da manhã, depois que o diretor do DMTT, Giovanni ligou para os agentes de trânsito suspendendo a operação e autorizando a circulação dos veículos. Por telefone a reportagem tentou entrar em contato com a direção do DMTT, mas o contato não foi possível.  (Dinho Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário