terça-feira, 5 de março de 2013


Conceição do Araguaia: Preso acusado de duplo homicídio
Pedro Morais é acusado de executar dois trabalhadores de uma área rural
A equipe da Delegacia de Conflitos Agrários (DECA), de Redenção segue com as investigações sobre um duplo homicídio, ocorrido na zona rural de Santana do Araguaia, sudeste do Pará, no último dia 14, para identificar os envolvidos e possíveis mandantes do crime. Um dos executores já foi preso por uma equipe de policiais civis e militares de Santana do Araguaia. Trata-se de Pedro Alves Morais, 47, apontado como um dos assassinos de dois funcionários da fazenda Nobel do Pará. 

As vítimas Elias Oliveira Soares e Eliano Alves Soares foram mortas a tiros, em uma emboscada no momento em que chegavam de motocicleta para trabalhar na fazenda. O duplo assassinato pode estar relacionado à disputa pela terra. Pedro Morais é integrante da Associação Brasil Novo, que integra o Movimento Social de Trabalhadores Sem Terra, que reivindica a área. Logo após o crime, a equipe da DECA foi informada do ocorrido e acionou a Polícia Civil de Santana do Araguaia, sob comando do delegado Luiz Antônio Ferreira, que deu início às investigações.

Pedro Morais é acusado de executar os funcionários juntamente com comparsas ainda não identificados, eles teriam esperado nas proximidades de uma das porteiras da fazenda a chegada de Elias e Eliano ao local, quando ambas as vitimas foram atingidas por disparos de arma de fogo e não resistiram. Após a consumação dos homicídios, Pedro Morais e os comparsas permaneceram escondidos no interior da fazenda. Ao anoitecer, conforme informações levantadas nas investigações, o acusado decidiu fugir do local com destino à sede de Santana do Araguaia. 

Durante a rota de fuga, policiais civis e militares abordaram o suspeito e encontraram em poder do mesmo um revólver de calibre 38, com seis munições. Interrogado, ele confessou envolvimento nos crimes. Uma equipe de policiais civis da DECA, de Redenção, formada pelos investigadores José Gonçalves Dias, chefe-de-operações, e Francisco Vinícius Honorato, e escrivães Wesley Santos e Waldir Miranda Júnior, sob o comando do delegado Marcelo Dias, assumiu as investigações do crime. Segundo o delegado, o autuado responderá pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e porte ilegal de arma de fogo.
Pedro Morais foi recolhido na carceragem da Delegacia de Santana do Araguaia à disposição da Justiça. Conforme o delegado Marcelo Dias, a fazenda Nobel do Pará estava ocupada por integrantes da Associação Brasil Novo e teve a reintegração de posse expedida pela Justiça. O local foi desocupado, espontaneamente, em 17 de dezembro do ano passado. Cinco dias depois, a área foi novamente ocupada pelo movimento social em descumprimento à decisão judicial. Após a ocorrência do duplo homicídio, os ocupantes saíram novamente da área. (Delmiro Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário