terça-feira, 19 de março de 2013


Aprovação do governo Dilma é a maior 


desde o 


início do mandato: 63%

Índice está um ponto percentual acima da última pesquisa, de dezembro do ano passado

Terra
000_Mvd6504700.jpg
A aprovação do governo Dilma Rousseff chegou a 63%, o melhor resultado desde 2011, revela a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira. O índice está um ponto percentual acima da última pesquisa, de dezembro do ano passado, quando 62% dos entrevistados consideraram o governo ótimo ou bom. É a primeira pesquisa de avaliação do governo e avaliação pessoal de Dilma em 2013, ano considerado "decisivo", segundo interlocutores, para a campanha rumo à reeleição.

Além dos 63% que consideram o governo ótimo ou bom, 29% dos entrevistados avaliaram a gestão de Dilma como regular e 7%, ruim ou péssima.

O trimestre analisado foi marcado por anúncios populares da presidente, como a entrada em vigor da redução do custo da energia elétrica e também o anúncio da desoneração dos impostos federais sobre os itens da cesta básica.

A pesquisa CNI/Ibope entrevistou 2.002 eleitores de 143 municípios. As entrevistas foram feitas entre 08 e 11 de março e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Aprovação pessoal

A aprovação do modo de governar da presidente Dilma bateu novo recorde e chegou a 79%, contra 78% da pesquisa de dezembro. Apenas 17% dos entrevistados não aprovam a maneira como a presidente governa.

Quando questionados se confiam ou não na presidente, 75% dos entrevistados responderam afirmativamente, contra 22% que não confiam em Dilma Rousseff. Os outros 3% não souberam ou não responderam à questão.

Otimismo mantém trajetória de crescimento

A expectativa dos eleitores ouvidos pela pesquisa CNI/Ibope em relação ao restante do mandato de Dilma Rousseff vem seguindo um ritmo de otimismo, mas não chega ao índice do início do governo. Dos 2.002 entrevistados, 65% responderam que espera um resto de governo ótimo ou bom. Em março de 2011, logo após o primeiro trimestre de governo, esse otimismo era de 68%.

Desde dezembro de 2011, quando o otimismo era de 58%, o percentual vem aumentando a cada pesquisa. Na última, de dezembro, 62% havia respondido que tinha expectativa ótima ou boa com o futuro do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário