sexta-feira, 1 de março de 2013


Adepará recebe até 15 denúncias por ano de abate clandestino no Estado
A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) recebe por ano entre 10 e 15 denúncias de abates clandestinos de bovídeos (bovino e bubalino), um número pequeno para a proporção do Estado do Pará. 

Isso ocorre porque, geralmente, os locais onde este tipo de crime é praticado são distantes dos centros urbanos ou em propriedades rurais onde o acesso da fiscalização tem que contar com o consentimento do responsável.  

Para mudar esta realidade, a Adepará precisa da colaboração da população, que pode denunciar ao órgão caso desconfie da origem do produto vendido em sua cidade. 
Como o abate clandestino é feito fora das condições de higiene adequadas, acaba por distribuir carne contaminada aos açougues e, consequentemente, prejudicar a saúde da população, que pode ser afetada por doenças como a brucelose ou tuberculose.  

O gerente do Serviço de Inspeção Estadual da Adepará, Jefferson Oliveira, orienta o consumidor quando for comprar no açougue a exigir a nota fiscal do frigorífico, uma das formas de se certificar de que a origem do produto é segura. (Fonte Folha do Bico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário