terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tucumã: Frigorífico Marfrig, um empreendimento de mais de R$100 Milhões prestes a entrar em operação
O Prefeito Adelar Pelegrini (PMDB) acompanhado do vice–prefeito, Dr. Wanderley Vieira (PPS), de Ronaldo Tremarin, Procurador do município, do secretário de planejamento e administração Fábio Dias, do Presidente da Câmara de Vereadores, Anivaldo Julião de Lima, “Savanas” (PV), dos vereadores Joel da P–14 (PR), Valnei Oliveira” Tiririca” (PT do B), do chefe de gabinete Junior Bezerra, do Controlador do município, Alan Azevedo, além dos pecuaristas Samuel Félix da Rocha, Francisco Ferreira “ Chico do Azougue e Raimundo Tavares, visitou na manhã desta segunda-feira (21) as instalações do Frigorífico (Marfrig Group), que fica na margem direita da PA-279, em Tucumã. 

A comitiva foi recebida pelo gerente industrial da unidade do frigorífico Marfrig em Tucumã, Roberto Costa e do gerente administrativo Danilo Oliveira, responsáveis pela referida empresa no município. Durante a visita o Prefeito foi informado pelo responsável do Frigorífico, que os ajustes finais estão sendo acelerados para que o mesmo possa começar o abate de bovinos ainda este ano. O empreendimento agropecuário está orçado em mais de R$100 milhões, sendo que parte do aporte financeiro vem do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

A data prevista para o início das atividades é março, explicou Roberto Costa, e a unidade tem uma previsão de abater em torno de mil e duzentos (1200) animais por dia, gerando em torno de um mil e quatrocentos (1400) empregos diretos e indiretos. 
O Prefeito Adelar Pelegrini se colocou a disposição do empresário para que através da Prefeitura venha a ser organizado uma estratégia para que todo o trabalho de treinamento de mão de obra local seja realizado em parceria com órgãos específicos, qualificando gente do município para exercer as atividades no frigorífico. Pelegrini citou como exemplo o trabalho que está sendo desenvolvido pela a primeira dama, Seiça Vitório à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social com a reativação do programa “Pro Jovem Trabalhador” e a volta da implantação do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que nos últimos anos estavam desativados. 

Segundo Danilo Oliveira, gerente administrativo do Frigorífico Mafring em Tucumã é de enorme importância que a mão de obra seja de Tucumã, parabenizou e agradeceu a iniciativa do Prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini. 

O Prefeito e a sua comitiva percorreram todos os pontos das instalações para entender como funcionará o frigorífico e se colocou a disposição da empresa para ajudar no que for possível dentro das legalidades exigidas pela lei.

O prefeito se prontificou em trabalhar junto ao governo do Estado do Pará apresentado o pedido de pavimentação asfáltica de um trecho localizado na estrada vicinal P-01 em frente deste importante empreendimento do setor pecuário. Ficou acertada para o próximo dia 28 deste mês a realização de uma demonstração de como será o procedimento de abate, 18 cabeças serão abatidas para fins de testes. 

Segundo reportagem recente da Agência Reuters, o frigorífico Mafring, segunda maior empresa de carne bovina do Brasil, está elevando o uso de sua capacidade instalada, hoje em torno 10 a 12 mil animais/dia, como forma de atender à crescente demanda interna, especialmente no segmento food service. Atualmente, a capacidade de abates de bovinos da companhia é de 4,18 milhões de cabeças por ano no Brasil, Somadas as unidades localizadas na argentina, Chile, e Uruguai esse número totaliza 5,4 milhões de cabeças ao ano. Mas emprego, para o povo. (Por Roney Wydiamaior – Tucumã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário