segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Pará poderá sofrer apagão, alerta governo


 informações do portal ORM

O nível crítico de abastecimento de água apontado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) poderá prejudicar o fornecimento de energia no Estado do Pará, mesmo com a região abrigando a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, de acordo com o governo do Estado. 
 
Segundo o secretário extraordinário do Estado para Assuntos de Energia, Nicias Lopes, a Usina de Tucuruí não tem como evitar crises energéticas no Pará. As regiões Sudeste e Nordeste já começaram a enfrentar dificuldades em seus reservatórios, de acordo com o relatório da ONS. O nível de água encontrado nas hidrelétricas está bem abaixo do patamar de segurança que fora estabelecido pelo governo federal para evitar racionamentos. 

No Sudeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do País, os reservatórios chegaram a apresentar 28% da capacidade, percentual que é igual a 72% da medida histórica de janeiro.
No Nordeste, os reservatórios estão com 30,6% da capacidade, o que significa apenas 31% da média histórica. 

O chefe da pasta no Estado não descarta, entretanto, uma possibilidade de se evitar um racionamento, mas crê na possibilidade de eventuais apagões no Estado do Pará e em outras regiões do Brasil. 

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reafirmou, ontem, após a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que não há nenhuma possibilidade de um novo racionamento, 'o País tem um estoque firme' de energia para manter o consumo durante um bom período de 2013. 

'Ficou a tranquilidade reiterada de que o País possui o estoque de energia firme, seguro e em condições de atender a todas as nossas necessidades', disse Lobão. 'O abastecimento em 2013 está garantido', completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário