quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Abandono
Delegacia de tucumã pode desabar
O prédio onde funciona a Delegacia de Polícia Civil de Tucumã, no sul do Pará, pode ser interditado e demolido a qualquer momento. Há cerca de 20 anos a instituição está localizada no prédio, que está sendo considerado insalubre e inabitável.

Documentos sigilosos, aos quais a reportagem teve acesso de forma exclusiva, confirmam a informação. Um laudo feito em 2008 por dois peritos do Instituto de Criminalística Renato Chaves; e um segundo laudo de viabilidade técnica, produzido em 2012 por uma arquiteta da prefeitura local, foram claros em relação à falta de estrutura do local.

Os documentos afirmam que o prédio da delegacia está com toda a estrutura de concreto e madeira comprometida pelo desgaste do tempo e pelas inúmeras infiltrações, que danificaram as suas ferragens e vigas de sustentação do prédio, comprometendo toda a sua estrutura.

Os documentos citam também que não há viabilidade para uma reforma na estrutura do local, sendo aconselhável demolir a área construída para ser feito outro prédio, para que possa ser garantida a segurança dos presos, dos policiais e de populares que alí convivem.

A delegacia possui apenas dois investigadores, um escrivão e um delegado para atender uma população de mais de 40 mil habitantes. Eles ainda são obrigados a cuidar dos presos, por não existir agentes carcerários.

A viatura da Polícia Civil de Tucumã constantemente fica parada devido a problemas. Quanto às condições de comunicação, o telefone fixo não funciona e o sistema de internet constantemente fica fora do ar, dificultando o registro de boletins de ocorrência. A entrada da delegacia não possui portão e o muro é baixo, não oferecendo segurança.

CONSTRUÇÃO PREVISTA
A assessoria da Polícia Civil informou que já está pronto o projeto de construção da Unidade Integrada de Polícia do município de Tucumã. “O local abrigará as Polícias Civil e Militar em um mesmo espaço. A meta é, ainda este ano, iniciar as obras”.

A Polícia Civil informou que aguarda da Prefeitura do município que ficou de verificar um terreno adequado para construir o prédio. A nova Unidade Integrada irá dispor de novas viaturas. Por meio de concurso público, a meta é aumentar o efetivo de policiais civis.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário